Aprova Timon retoma encontros presenciais com oficina de redação

15/08/2021

Professores e alunos inseridos no preparatório Aprova Timon voltaram ao convívio presencial neste sábado (14). Nos últimos sete anos mais de 10 mil estudantes de escolas públicas foram contemplados pelo curso preparatório com aulas e materiais didáticos gratuitos focados na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O primeiro encontro após meses de aulas on-line foi no Centro de Treinamento Municipal Wall Ferraz, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

"Esse projeto atende alunos do ensino médio da rede estadual. O Aprova Timon não parou mesmo com a pandemia e agora, com esse retorno presencial, vem com muito mais força e deve continuar durante todo esse ano", comenta o Secretário de Educação de Timon, Samuel Rodrigues.

Os estudantes do ensino médio deram início a um ciclo preparatório para as provas de redação. "O projeto Aprova Timon é exitoso e vem fazendo a diferença no município. A redação vale mil pontos no ENEM, quem consegue uma boa nota praticamente garante a sua vaga na universidade", afirma Luciano Mourão, professor do programa.

O presidente da Fundação João Emílio Falcão, Lucélio Mendes, destaca o cronograma planejado para este segundo semestre. "As aulas das oficinas escritas de redação vão ser realizadas a cada 15 dias e ao final de cada mês teremos 'aulões' com várias outras disciplinas", garante o gestor.

O preparatório completo que implementa a novidade das oficinas de redação é garantido por uma parceria da Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude e Fundação João Emílio Falcão, com o Governo do Maranhão, através da Unidade Regional de Educação (URE).

"Nós temos o objetivo de proporcionar a esses alunos o ingresso em uma universidade pública. É uma satisfação muito grande o retorno às aulas presenciais," ressalta Regino Noleto, gestor da URE.

Entre os alunos que se preparam para o ENEM um sentimento de satisfação. João Victor, estudante do terceiro ano do ensino médio, reconhece a importância do apoio prestado pelo poder público. "A oferta dessa preparação é fundamental. Muitos querem uma vaga na universidade, mas não sabem por onde começar. A oportunidade é muito boa e deve ser aproveitada", completa.

Também cursando o terceiro ano do ensino médio, Luanda Maria deseja conquistar uma vaga no curso de medicina veterinária. "Eu percebi que preciso de uma nota alta na redação para conquistar uma vaga no ensino superior. Aqui temos uma preparação boa e gratuita e fazer isso presencialmente com a ajuda dos professores é ainda melhor", confessa a estudante.