Atlas/CNN: Tebet tem a melhor avaliação entre ministros; Fufuca registra o pior desempenho

02/03/2025

A ministra Simone Tebet, do Planejamento, tem a maior avaliação entre os integrantes da Esplanada neste terceiro ano de governo Lula (PT). A conclusão é de um novo levantamento realizado pelo instituto AtlasIntel em parceria com o canal CNN. A pesquisa monitorou a aprovação popular aos membros da equipe do petista. Os dados foram divulgados na noite deste sábado 1º..

Segundo o levantamento, o trabalho desempenhado por Tebet é avaliado por 62% como 'ótimo ou bom'. Só 32% indicam reprovação ('ruim ou péssimo') ao papel da emedebista no governo. A ministra tem certa folga para o segundo colocado, o chanceler Mauro Vieira, que soma 54% de avaliações positivas e 39% de menções negativas.

O top-3, segundo o AtlasIntel, é fechado por Macaé Evaristo, ministra que substituiu Silvio Almeida na pasta dos Direitos Humanos após o advogado ser acusado de cometer assédio contra alunas e colegas de governo. O trabalho da ministra é bem visto por 54% dos entrevistados e reprovado por 36%. Há neste caso uma parcela levemente maior, de 6%, que indica a avaliação regular ao papel de Macaé Evaristo no governo, enquanto Vieira soma apenas 1% nesta faixa de avaliação.

André Fufuca, do Centrão, é o pior ministro, segundo entrevistados.

Quem aparece na outra ponta do levantamento, em que estão os ministros com as piores avaliações, é André Fufuca, atual chefe do Ministério do Esporte. O membro do Centrão que chegou ao governo com a missão de conferir mais governabilidade a Lula no Congresso, recebeu só 12% de avaliações positivas ('ótimo ou bom') sobre o seu trabalho na pasta. O grupo que diz que o deputado do PP faz um trabalho  'ruim ou péssimo' no governo soma 55%. Há outros 34% que não souberam avaliar o papel do ministro ou indicaram avaliação 'regular'.... 

Pouco acima de Fufuca estão outros dois ministros que estão no governo em articulações semelhantes: Celso Sabino e Juscelino Filho. Ambos são congressistas e membros do União Brasil. Assim como Fufuca, a presença deles no governo serviu para acomodar interesses do partido que comanda grandes bancadas no Senado e Câmara.

Fonte: CARTACAPITAL

LEIA TAMBÉM