Inauguração da EMEF Maria do Carmo Viana Neiva é a concretização do sonho de alunos com necessidades educacionais especiais em Timon

16/02/2022

Salas, banheiros e refeitório. Parece a descrição de um lar, mas na verdade é da nova unidade escolar de Timon, a EMEF Maria do Carmo Viana Neiva. A unidade será o "segundo lar" para 185 alunos matriculados e com necessidades educacionais especiais, que já estão ansiosos com o início das aulas presenciais. E antes disso, foi realizada nesta quarta-feira (16), a cerimônia de inauguração da unidade, com a presença da prefeita Dinair Veloso, do secretário municipal de educação (SEMED), Samuel Rodrigues e da comunidade escolar, que comemoraram a estrutura da escola, que é bastante acessível e conta com equipamentos novos e um time de professores de excelência.

As máscaras escondiam os sorrisos, mas nos olhos de cada um que esteve presente, entre professores, secretários, vereadores, pais e alunos, na cerimônia de inauguração, foi possível observar o sentimento de gratidão ao contemplarem a grandeza da obra e do compromisso da prefeita Dinair Veloso na entrega da unidade escolar, que representa mais um marco da sua gestão, arraigada na confiança do povo, no planejamento e na transparência.

Para a prefeita, Dinair Veloso, o momento da cerimônia era oportuno para expressar gratidão ao povo timonense e a comunidade escolar. "Agradecer ao povo de Timon pela confiança e a toda equipe gestora e da direção da escola, em nome de Francineide Batista e José Pires, assim como ao secretário de educação, Samuel Rodrigues, pela dedicação com a educação", disse. Ainda segundo a prefeita Dinair, a construção da EMEF Maria do Carmo Viana Neiva é a conclusão de um sonho da sua gestão.

"Sempre nos comprometemos a avançar naquilo que precisávamos e tivemos que arregaçar as mangas de uma forma bem célere para construir uma nova escola e abrigar todo o corpo docente e discente da escola Maria do Carmo Viana Neiva. Aqui hoje é uma amostra daquilo que se tem vontade, daquilo que se tem fé e do compromisso. Mas quem nos conhece sabe que desde o primeiro momento, atuando como prefeita, tenho trabalhado todos os dias, não apenas para construir uma escola ou inaugurar uma obra, mas para construir algo que seja a altura do povo de Timon. E aqui não estamos entregando apenas um prédio construído, mas também equipado e com profissionais qualificados".

Contente com mais uma inauguração, o secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, destaca que a obra é mais uma demonstração do compromisso da prefeita Dinair em cumprir o que tem prometido na rede de ensino do município.

"É com muita satisfação que estamos vendo a conclusão de mais uma obra da nossa prefeita, que quando promete algo, ela realmente cumpre. A nossa gestora, que também é professora, valoriza bastante a educação e essa nova escola é uma concretização disso. Então estou muito feliz assim como os pais e alunos dessa nova unidade escolar. E aproveito ainda para parabenizar essa equipe gestora que já está cuidando da escola, porque em breve com certeza irão colher muitos frutos".

Emocionada com a obra, a diretora da escola, Francineide Batista, destacou que a EMEF Maria do Carmo Viana Neiva foi fundada em 1992, somente a partir de 1994 que começou a abrir para atendimentos a pessoas com deficiência.

"Hoje, estamos comemorando essa belíssima obra, que conta com 185 alunos matriculados e que estão distribuídos em turmas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) Interventiva. Estamos muito felizes, porque agora temos um prédio próprio. E estamos bastante honrados, porque trabalhávamos antes juntos com profissionais da saúde. Mas agora temos a nossa própria estrutura. E tudo isso é mais uma realização de um sonho, que foi concretizado graças a Deus e a prefeita, que honrou em nos proporcionar essa obra".

O morador da comunidade, Aufrisio Alves Vieira, também chamado carinhosamente de "Sr. Barroso", é um voluntário da construção da escola, e ficou feliz em participar da solenidade de inauguração.

"Agradeço a oportunidade de poder acompanhar e ajudar na construção dessa escola. E pela confiança que deram a mim, porque no que precisarem, estou aqui para ajudar", afirmou.

Escola inclusiva

Surpresa com o tamanho da estrutura da escola, a mãe do aluno Antônio Messias de Sousa Filho, Lindete de Melo Sousa, afirmou que a obra vai agregar mais valores aos alunos e melhor aprendizado.

"A escola está linda. E estou muito feliz, porque quem é mãe ou responsável por um filho com necessidade educacional especial sabe o quanto é difícil o acesso a uma escola preparada para atender crianças e jovens com deficiência. E agora temos uma escola preparada e com um corpo de professores qualificado e que trabalha juntamente com a gestora Francineide em proporcionar o melhor para os nossos filhos".

A nova escola foi construída com investimento de R$ 681.624,66, oriundos de recursos do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). A EMEF conta com 17 professores, além de ter uma estrutura física segura e com acessibilidade: seis salas, uma biblioteca, salas, banheiros, refeitório coberto e cantina. Convém ressaltar que a gestão municipal garantiu a aquisição de equipamentos novos, entre armários, geladeira, computadores, mesas e etc.

PUBLICIDADE