Por falta de merenda, alunos são liberados das escolas de Teresina e correm o risco de ficarem sem aulas
Alunos de escolas municipais em Teresina estão sendo liberados mais cedo por falta de merenda escolar. Na Escola Municipal Moaci Madeira Campos, no bairro Santa Sofia, na zona Norte de Teresina, o lanche de ontem foi só frutas. A única proteína restante é carne moída e o suficiente para mais um dia. Se não houver reposição, os alunos ficarão sem aula na próxima semana.
"Foi só melancia. É complicado e atrapalha o ensino delas. É o básico do básico e não tem", disse Silvestre Nery, pai de uma aluna.
"Hoje saíram mais cedo porque teve festinha e os pais contribuíram com o lanche. Tem muita gente que espera por esse lanche e não ter é complicado" disse Joana D'Arc, mãe de outra estudante.
No Cmei Mocambinho, escola situada na mesma zona da cidade, os alunos também foram liberados antes do horário por falta de lanche. A situação é semelhante a registrada recentemente pelo Cidadeverde.com na Creche Municipal Júlio Romão e a Escola Municipal São Sebastião, na zona Sudeste de Teresina, onde as atividades escolas também precisaram ser suspensas por falta de merenda para os alunos.
Ao Cidadeverde.com, a direção da escola informou que comunicou a situação à Secretaria Municipal de Educação (Semec). Em nota, o órgão pontuou que há uma "ausência pontual de alguns itens do cardápio", mas que vem tomando as medidas cabíveis para resolver o desabastecimento. Confira na íntegra ao final da matéria.
Leia a nota da Semec sobre a falta de merenda:
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem tomando todas as medidas cabíveis junto a Prefeitura de Teresina e empresas responsáveis pelo fornecimento de Merenda Escolar, com o objetivo de resolver o desabastecimento em algumas unidades de ensino.
O secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, informa que o processo licitatório da merenda escolar já foi concluído e que as empresas vencedoras já assinaram os contratos e os empenhos (reserva de dinheiro para pagamento) foram realizados. "São sete fornecedores, sendo três de alimentos perecíveis e quatro de alimentos não perecíveis, cuja entrega já foi realizada em 80% das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). É importante destacar que não faltou merenda escolar em nenhuma das 321 unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina, o que aconteceu foi a ausência pontual de alguns itens do cardápio em escolas de tempo integral, onde foi feito o remanejamento".
Fonte:cidadeverde.com