Projeto Cuidar intensifica atendimentos de saúde e assistência social em quatro regiões da cidade de Timon
Buscando intensificar as ações de cuidados para os timonenses, A Prefeitura ampliou os atendimentos em diversos serviços na área da saúde, direitos humanos e desenvolvimento social, em quatro regiões da cidade. A ação foi promovida através do Projeto Cuidar, e contemplou os bairros Boa Vista, Flores II, Residencial Leonel Brizola e Vila Santa Isabel.
Nesta edição, foram ofertados mais de 30 serviços das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento social, de Políticas Públicas para as Mulheres e do Viva/Procon.
"Eu vim do povoado Laranjeiras para receber o enxoval, porque é uma grande oportunidade para a gente. Para mim é gratificante estar participando, porque além da entrega do enxoval, eu vou procurar a clínica da mulher e também colocar minhas vacinas em dia.", disse a dona de casa Livia Maria, que está grávida do segundo filho e recebe acompanhando completo da Prefeitura de Timon.
O Projeto Cuidar é, também, uma forma de levar para mais perto da população os serviços que já ocorrem, diariamente, em vários pontos da zona urbana e rural do município. A iniciativa flexibiliza os horários dos atendimentos, já que ocorre nos finais de semana, e facilita o acesso de dezenas de pessoas.
"Nós intensificamos as ações e levamos os serviços da saúde para vários locais. Nós temos atualização da caderneta vacinal de crianças e adultos, vacinação canina, atendimento médico, exames, agendamentos de consultas e uma série de serviços que estão sendo levados para mais próximo da população, que é o principal foco, atender o cidadão.", explicou Victor Serra, Secretário Municipal de Saúde.
Somando os quatro polos, mais de 1200 atendimentos foram realizados, como consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia, palestra e entrega de kits de higiene bucal, autoteste de HIV, avaliação nutricional, agendamento de consultas e exames laboratoriais, bem como citologia, mastologista e exames de mamografia, eletrocardiograma e ultrassonografia.
"Aqui tem muitos atendimentos. Tem como medir a pressão, tem a doutora que é psicóloga, foi maravilhoso. Para quem quer consultar, de tudo tem aqui onde nós estamos.", afirmou a aposentada Eva Magalhães.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social levou atendimento psicossocial, divulgação, orientações e informações dos serviços dos CRAS; encaminhamentos para a rede de atendimento e informações para concessão de benefícios. No total, 128 cestas básicas foram distribuídas e 96 assistências ao Cadastro Único foram realizadas.
"Um sábado diferente! O Projeto Cuidar está contemplando quatro bairros diferentes, levando serviços saúde e descentralizando os serviços dos CRAS. A gente sabe que Timon é uma cidade muito grande, e a Prefeitura criou esse projeto para ampliar a assistência naqueles bairros mais distantes, ou naquela localidade da zona rural de difícil acesso, ou seja, é a Prefeitura estando em todos os locais da nossa cidade.", explicou Vinicius Cabral, Secretário de Desenvolvimento Social de Timon.